Cuidado com os ensinos enganosos
“Tenham cuidado para que ninguém os escravize por meio de filosofias inúteis e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, mas não em Cristo.” — Colossenses 2:8 (NVI)
Provavelmente, você já passou por uma estrada com muita neblina, onde quase não se enxerga um palmo à frente! Quando estamos em uma estrada nessas condições, é necessário ter muita atenção, pois a falta de visibilidade é extremamente perigosa.
Lembro-me de uma viagem em que, em determinado momento, passamos por uma tempestade. O motorista, com sua “sabedoria” negligente, abusava da velocidade como se estivéssemos em uma pista de corrida! Imaginem minha situação… Em minha mente, eu gritava: “Vou morrer! Vamos morrer na próxima curva!” Ufa… Deus teve misericórdia de nós!
Ao ler o versículo de Colossenses que escolhi como base para esta reflexão, percebi que o apóstolo Paulo faz um alerta aos irmãos da igreja de Colossos. Eles estavam vivendo um período de muitas incertezas e recebendo ensinos perigosos, que não eram verdadeiros.
Paulo usa a expressão “tenham cuidado”, ou seja, ele enfatiza a importância de prestar atenção ao que alimentamos em nossa mente. Aqueles irmãos estavam sendo influenciados por ensinos enganosos, filosofias inúteis, vazias, ocas. Esses ensinamentos tinham uma aparência atraente e agradavam ao coração, mas estavam fundamentados em tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo.
A Palavra de Deus já nos alerta que Satanás é o príncipe deste mundo e o pai da mentira. Assim, os valores e princípios do mundo podem parecer sedutores, mas, na realidade, nos levam ao erro, enredam nossa mente e nos escravizam.
Paulo nos lembra, nesse mesmo versículo, que esses ensinamentos errados não estão fundamentados em Cristo. Como discípulos de Cristo, precisamos buscar a verdade com determinação e sede. A Palavra de Deus traz o verdadeiro ensino! Os princípios de Deus são puros! O salmista nos ensina, no Salmo 19:7-11, o que a Palavra de Deus pode fazer em nossa vida:
• Ela é perfeita e revigora a alma;
• É digna de confiança e torna sábios os inexperientes;
• É justa e traz alegria ao coração;
• É límpida e ilumina os olhos…
Quanta bênção há na Palavra de Deus!
Então, por que demoramos a decidir buscar a VERDADE QUE VEM DE DEUS?
Precisamos ser mais cuidadosos com o que recebemos e alimentamos em nossa mente! As Escrituras nos alertam a:
• Examinar os espíritos para ver se procedem de Deus (1 João 4:1);
• Pôr à prova todas as coisas e reter o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21);
• Seguir o exemplo dos bereanos, que recebiam a palavra com interesse e examinavam as Escrituras para conferir sua veracidade (Atos 17:11);
• Guardar a Palavra de Deus no coração, para não pecar contra Ele (Salmo 119:11).
Diante desse alerta da Palavra de Deus, o que vamos fazer?
A decisão está em nossas mãos.
“Sejam praticantes da Palavra, e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos.” — Tiago 1:22