Devocional: D-i-v-ó-r-c-i-o e Esperança
“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” (Colossenses 3:13-14)
O divórcio tem demonstrado ser mais um problema do que uma solução, capaz de gerar mais sofrimento e frustração. Para muitos, a ferida provocada jamais se cicatriza, e é um trauma carregado por toda a vida. Deus leva muito a sério a promessa que você fez quando se casou. A Bíblia ensina que o casamento é um relacionamento sagrado que deve ser cuidadosamente preservado.
Muitos divórcios acontecem porque os casais não conhecem o significado do casamento na visão bíblica. O casamento foi dado à humanidade para o relacionamento amável entre o homem e a mulher, onde um é o maior instrumento de crescimento na vida do outro.
Onde há perdão, não há necessidade de divórcio. O divórcio é a afirmação de que a ferida não tem cura. O divórcio é a desistência definitiva de um relacionamento machucado. O perdão, entretanto, cura a ferida, restaura o relacionamento e renova o casamento. O divórcio foi permitido para ajudar o lado inocente (vítima) no caso de infidelidade conjugal ou abandono. O divórcio era uma expressão da misericórdia de Deus, não uma afirmação de Sua vontade ideal.
Mas em casos extremos, contrariando o desejo e os esforços da pessoa que permanece fiel, o vínculo do casamento pode ser destruído a tal ponto que não é possível restaurá-lo. Contudo, Deus, em Sua graça, numa concessão divina à fraqueza humana, permite que haja o divórcio.
Seja qual for a sua parte no divórcio, você precisa saber que Deus o perdoará quando você confessar os seus pecados a Ele. Embora o divórcio seja particularmente destrutivo e doloroso, ele não é menos perdoável do que qualquer outro pecado. Jesus morreu na cruz porque somos pecadores e necessitamos de Seu perdão para sermos salvos e transformados pela Sua graça.
Se você está casado, convido você a remover a palavra “divórcio” do dicionário do seu relacionamento. Entregue a Deus, em oração, cada um dos desafios, mágoas e insatisfações. Substitua-a por perdão, graça e restauração.
Se você está separado e lutando com suas feridas, dores e desafios, você não está sozinho. Deus conhece o seu sofrimento, as suas dúvidas e os seus medos. Procure ajuda!
Deus precisa estar no centro de tudo: em nossa vida, casamento e família. Deus, em Seu amor, é o Elo perfeito, que prevalece diante das nossas imperfeições e pecados. Que “tudo crê”, sempre acredita; “tudo espera”, não desiste; “tudo suporta” e perdoa. (1 Coríntios 13)