O DISCÍPULO DIANTE DE QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
Todo discípulo de Jesus lida com questões éticas. A cada dia, enfrentamos questões permeadas por duas perguntas fundamentais: Certo? Errado? E, entre essas duas questões, surge outra: Decidir com base na Bíblia ou na cultura?
Nesta nova série de mensagens, intitulada “O Discípulo e suas Questões Éticas”, abordaremos questões éticas relacionadas à cultura do mundo em que vivemos e ao que a Bíblia diz sobre determinados assuntos. Em cada mensagem, apoiada por podcasts, devocionais e outros recursos pós-culto, procuraremos tratar temas como divórcio, homoafetividade, aborto e sexualidade, oferecendo, a partir das Escrituras, ferramentas para que esses temas sejam tratados de forma realista, prática e encorajadora.
Quando falamos de divórcio, por exemplo, sabemos o que a Bíblia diz. Mas será que compreendemos as dores envolvidas em um divórcio, a culpa, a dor e a mágoa? Como Jesus olharia para um divórcio que envolveu certos tipos de abuso, sejam eles físicos, psicológicos ou mesmo sexuais?
Abortar intencionalmente é um assassinato. Mas é apenas isso? Em nossa cultura, muitas vezes se valoriza o bem-estar da mãe e pouco se pensa na dor de um ser que foi abortado sem poder se defender. Contudo, a mãe que aborta muitas vezes nunca foi educada sexualmente e pode não ter como lidar com um bebê não planejado ou fruto de um estupro. É correto apenas execrar a mãe, afirmando que o aborto é um crime hediondo? Como Jesus olharia para uma mulher que abortou ou para o bebê que foi abortado? Em uma época em que se fala tanto de inclusão, estamos esquecendo de incluir aquele ou aquela que, desde o momento da fecundação, é um ser vivo? E como preparar as pessoas, não somente para não abortar, mas muito antes disso, prepará-las para uma sexualidade saudável?
Sexo é apenas ter relações sexuais? Onde está a beleza do sexo que Deus criou? Como vivenciar a sexualidade, um presente de Deus, de uma forma saudável? Será que somente os casados podem vivenciar a sexualidade descrita nas Escrituras?
Nesta série de mensagens, procuraremos nas Escrituras respostas para algumas dessas perguntas, certos de que Deus nos quer como discípulos que O honram não somente aos domingos durante o culto, mas que, de segunda a sábado, buscam honrar a Deus nas decisões éticas, com o poder do Espírito Santo.
Bem-vindos, discípulos e discípulas, a esta série de mensagens, podcasts e devocionais que os ajudarão a viver biblicamente éticos em uma cultura antiética.
Pastor Lisânias Moura.