Todos os domingos às 9h e 11h30

Qual fruto o Espírito Santo tem produzido em sua vida? Celebração IBMorumbi, Pr Samuel Mendes – Frutos do Espirito Santo

Qual fruto o Espírito Santo tem produzido em sua vida? Celebração IBMorumbi, Pr Samuel Mendes – Frutos do Espirito Santo

Nessa celebração da Igreja Batista do Morumbi, tivemos uma preciosa reflexão da palavra de Deus e também a Ceia do Senhor. O Pastor Samuel nos conduziu através de uma profunda reflexão, baseada no texto bíblico de Gálatas 5:22-23, onde aprendemos sobre os frutos do Espírito Santo. Em João 15 e Mateus 7, Jesus diz que pelos nossos frutos ele nos conhece. É fundamental que possamos desenvolver esses frutos em nossas vidas: ‘O Fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio’ (Gálatas 5:22-23).

Em Gálatas, a igreja para a qual Paulo escreveu tinha muitos problemas e conflitos, pois reproduziam comportamentos baseados nos valores da sociedade ao seu redor, ao invés de refletirem em suas vidas e atitudes o evangelho. Paulo fala sobre sua preocupação com aqueles que receberam o evangelho, mas não mudaram sua maneira de agir, por uma falsa compreensão da graça de Deus, entregando-se a uma vida sem temor e ponderamento. Nosso desafio é não estagnar nem retroceder em nossa caminhada com Cristo; temos o desafio de ser discípulos de Cristo que frutificam e geram frutos, os frutos do Espírito Santo.

Os frutos, no todo, revelam o caráter de Deus. Refletimos em nós a natureza pecaminosa por causa da queda, porém, quando nascemos de novo ao aceitar Jesus, recebemos uma natureza santa que vem do Espírito Santo. Através do trabalho do Espírito em nossas vidas, Ele desenvolve em nós esses frutos do Espírito de Deus. A primeira delas é o amor, o amor que somente o Senhor pode nos dar. 1 Coríntios 13 nos mostra a descrição do verdadeiro amor de Deus que se manifesta em nossas vidas.

Deus é amor; portanto, seus filhos, seus discípulos que o seguem, devem refletir esse amor. ‘Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.’ (1 Coríntios 1-2). Somente o Espírito Santo de Deus pode desenvolver em nós esse amor. Não podemos refletir o amor sem o Espírito Santo. Essa disposição sacrificial de amar até mesmo quem não merece é um reflexo de Deus em nós, produzido através do Espírito de Deus. Frutificar é revelar o amor de Deus através de nossas vidas; é essencial existir amor na vida de um discípulo de Cristo!

O fruto da alegria produz em nós uma alegria verdadeira, que não se baseia em sentimentos nem circunstâncias, mas sim no que sabemos, na nossa fé em crer que, independente do sentimento ou situação, temos um Deus que nos ama e está conosco. Temos um Pai celestial, uma família espiritual. Eu sei quem eu sou em Cristo; isso gera em mim alegria espiritual. É ter esperança no futuro e saber que Deus tem a última palavra em tudo em nossa vida. Essa alegria nos é dada através da identidade segura que temos no Senhor, uma alegria gerada pela fé nas verdades e promessas magníficas presentes em nossa vida. Mesmo que haja sofrimento, perda, lutas e dificuldades a enfrentar, essa alegria, fruto do Espírito, estará presente em nossas vidas.

A paz, como fruto do Espírito, produz em nós uma paz que vem do Senhor, que Ele nos dá através de sua presença. A paz de Deus e a paz com Deus são as formas como podemos respirar fundo naquilo que não dominamos, não controlamos em nossa vida, mas que sabemos que Deus tem o controle, ele é soberano, ele conhece tudo e sabe o que é melhor. Essa paz me dá a confiança que preciso para descansar no Senhor. Recebemos a paz para transmiti-la aos outros também; somos instrumentos da paz. Precisamos deixar que o Espírito nos molde e desenvolva em nós os frutos do Espírito.

Outro fruto importante é o do domínio próprio, porque no nosso dia a dia é um desafio deixar refletir esse caráter cristão em nossas atitudes. Nos primeiros oito frutos, aprendemos com Deus, pois ele os reflete em seu caráter santo e perfeito. O único que Deus não precisa praticar é o ‘domínio próprio’. É da nossa natureza pecaminosa nos deixarmos dominar pelos nossos pecados, pelo ego, egoísmo, nossos próprios desejos. Precisamos sacrificar nossa carne; ao fazer isso, Jesus nos dará os recursos que precisamos para frutificar e permanecermos fiéis a Ele, para que essas vidas sejam um reflexo do caráter do Pai, com alegria, paciência, paz, domínio próprio e amor, tudo isso através da graça de Deus e do trabalho do Espírito em nossas vidas, não porque somos bons, mas porque a graça de Deus nos alcança sem que mereçamos ela.

Os frutos são um pacote que faz parte do caráter do cristão, transformado pelo poder de Deus. ‘Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.’ (1 Coríntios 13).

Nesse momento de celebrar a Ceia do Senhor, Ele nos diz para trazermos à memória aquilo que nos dá esperança. Cristo é nossa esperança de que, independente do que vivemos ou sofremos aqui na terra, estaremos com Ele na eternidade, e que precisamos viver dessa maneira, como filhos que buscam as coisas eternas, que buscam a vontade do Pai em suas vidas.

Queremos te convidar a caminharmos juntos em comunidade, nos fortalecendo e aprendendo juntos. Assista a essa ministração completa e edifique sua vida espiritual. Te convidamos a celebrar, adorar e aprender mais sobre a palavra do Senhor conosco, para que juntos possamos nos tornar verdadeiros discípulos de Cristo, que geram frutos e frutificam.

clique aqui e assista

Se você tem o desejo de se engajar em algum projeto do ministério de aconselhamento, este treinamento é para você.
Neste curso envolvente e inspirador, mergulhe nas bases do aconselhamento cristão, explorando princípios bíblicos e práticas contemporâneas.
SOS RS, a IBMorumbi vai reunir doações financeiras e bens para ajudar as famílias afetadas pela situação climática no Rio Grande do Sul, veja como você pode ajudar!

Nosso Conteúdo

Mantenha-se conectado com a sua comunidade de fé

Celebração Ibmorumbi: O que o Dia de Pentecostes nos ensina hoje - Pr. Igor Bandura (Ucrânia)
Celebração Ibmorumbi: O que o Dia de Pentecostes nos ensina hoje - Pr. Igor Bandura (Ucrânia)
Celebração de Batismo Ibmorumbi
Celebração de Batismo Ibmorumbi
Celebração Ibmorumbi: Discípulos que Crescem na Fé - Pr. Lisânias Moura | Hebreus 11:24-28
Celebração Ibmorumbi: Discípulos que Crescem na Fé - Pr. Lisânias Moura | Hebreus 11:24-28
Celebração Ibmorumbi: Ceia do Senhor - Samuel Mendes
Celebração Ibmorumbi: Ceia do Senhor - Samuel Mendes

Faça seu pedido de oração

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.

Receba Novidades

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.